====== O que fazer quando a retenção envolver um débito em conta corrente? ====== Este tipo de situação ocorre nos seguintes casos: ===== Situação 1 ===== **A retenção foi paga através de um boleto de arrecadação, ou DAM, ou guia de recolhimento de INSS por exemplo** * Neste caso, a conta de débito deve ser uma conta CAIXA, como se fosse uma retenção comum. * O lançamento deve ser marcado como DESCONTO * Deve-se informar o código da retenção que irá gerar uma despesa extra. * Será gerada uma despesa extra no valor da retenção * A despesa extra deve ser baixada logo em seguida. * No momento da baixa da despesa extra é que deve ser informada a conta de débito que foi usada para pagar a retenção. ==== Situação 2 ==== **A retenção é uma arrecadação, haverá débito em conta, mas não haverá pagamento de guia** * Neste caso, a conta de débito deve ser informada. * O DESCONTO deve ser marcado * Deve-se informar o código da receita orçamentária, a fonte e a esfera. * Deve-se informar a conta corrente de crédito da arrecadação * O sistema irá lançar os débitos e créditos nas respectivas contas correntes * O sistema irá lançar a receita do valor correspondente à retenção