====== Baixa do Empenho - Principais mudanças por causa do PCASP ====== ==== Não será mais permitido que o valor liquidado seja pago de maneira fracionada. ==== Por exemplo, suponhamos uma liquidação de R$ 1000,00 com as seguintes retenções. * R$ 50,00 ref INSS * R$ 100,00 ref IRRF * R$ 850,00 valor liquido O valor de R$ 850,00 só vai poder ser pago de uma unica vez, a partir de uma unica conta corrente. Não será permitido, por exemplo, pagar R$ 300,00 de uma conta, e R$ 550,00 de outra conta. * * Só será permitido o pagamento de um valor principal. * * Os demais lançamentos podem ser descontos. Não será permitido lançamentos de 02 descontos com o mesmo código. * * A liquidação não poderá ficar com saldo. Deverá ser baixada na totalidade. * * Todos os lançamentos devem ser feitos NA MESMA DATA. **E se a conta não possuir saldo suficiente, e eu precisar pagar usando saldo de 2 contas?** * A melhor estratégia é realizar transferências entre contas, antes de realizar as baixas. ** Eu tenho um empenho que foi pago com 2 contas correntes. O que fazer agora? ** * Voce deverá cadastrar 02 liquidações. Uma para cada pagamento. **Algumas retenções de INSS já foram pagas antecipadamente pelo valor total, e agora, toda vez que eu lanço a baixa do empenho outra despesa extra está sendo gerada. Porque isso acontece, e como resolver? ** Por causa do PCASP, para cada lançamento de desconto, o sistema irá gerar automaticamente uma despesa extra vinculada, com o mesmo valor da baixa. Entretanto, foi verificado que algumas retenções são pagas antecipadamente, por exemplo, o INSS. E foi verificado que elas são pagas usando uma unica GPS com a soma das retençÕes. Provavelmente a pessoa está somamdo as retenções e cadastrando uma despesa extra com o valor total, e logo em seguida ela está baixando essa despesa pelo valor total que foi pago. Daqui em diante isso deverá ser feito de outra forma. Se o pagamento da retenção for realizado antecipadamente, então a baixa do empenho referente ao desconto DEVE ser feita antecipadamente, no periodo do pagamento da retenção. Assim o sistema irá gerar uma despesa extra vinculada, e o usuário poderá gerar a GPS correspondente. Serão várias guias de GPS, uma para cada fornecedor. A despesa extra tambem deverá ser baixada, uma a uma. **E o que devo fazer se a GPS total já foi paga?** Neste caso, quando voce for dar baixa no empenho, voce deverá EXCLUIR a despesa extra que o sistema gerou. Assim voce evitará a duplicidade de lançamento, pois a despesa extra já foi paga pelo valor total. **O que fazer quando houverem vários pagamentos "principais"? Por exemplo, como devemos fazer no caso de uma banda municipal, em que tinhamos uma unica liquidação e vários pagamentos, um para cada componente da banda? ** A sistemática é a mesma. Será necessário fazer uma liquidação para cada membro da banda. **O que fazer em situações onde os descontos como INSS e IRRF sao baixados diretamente na conta corrente?** Neste caso, para cada um deles deverá ser feita uma liquidação separadamente. Esta liquidação deverá ser baixada do mesmo jeito que as liquidações comuns. **[[O que fazer quando a retenção envolver um débito em conta corrente?]]**