O que fazer quando a retenção envolver um débito em conta corrente?
Este tipo de situação ocorre nos seguintes casos:
Situação 1
A retenção foi paga através de um boleto de arrecadação, ou DAM, ou guia de recolhimento de INSS por exemplo
Neste caso, a conta de débito deve ser uma conta CAIXA, como se fosse uma retenção comum.
O lançamento deve ser marcado como DESCONTO
Deve-se informar o código da retenção que irá gerar uma despesa extra.
Será gerada uma despesa extra no valor da retenção
A despesa extra deve ser baixada logo em seguida.
No momento da baixa da despesa extra é que deve ser informada a conta de débito que foi usada para pagar a retenção.
Situação 2
A retenção é uma arrecadação, haverá débito em conta, mas não haverá pagamento de guia
Neste caso, a conta de débito deve ser informada.
O DESCONTO deve ser marcado
Deve-se informar o código da receita orçamentária, a fonte e a esfera.
Deve-se informar a conta corrente de crédito da arrecadação
O sistema irá lançar os débitos e créditos nas respectivas contas correntes
O sistema irá lançar a receita do valor correspondente à retenção