A Requisição de Materiais é um documento que servirá para registrar a saída de materiais para os setores.
A RM deverá ser emitida UNICAMENTE pelo responsável pelo almoxarifado.
Não será permitido que outros usuários abram Requisições de Material.
As razões são as seguintes:
Os usuários podem solicitar materiais com os códigos errados ou quantidades erradas. Por exemplo, o usuario pode pedir 2 fardos, quando na verdade ele queria 2 unidades.
Os usuários podem solicitar materiais com saldo indisponivel.
Os usuários podem se confundir com as nomeclaturas dos itens. Por exemplo, um usuário poderia pedir uma “POLY”, quando na verdade, o item no estoque se chama “LAPISEIRA”.
Embora seja utilizado um pedido de material preenchido manualmente, ainda assim, um documento de RM deve ser preenchido no próprio almoxarifado, para garantir que os materiais foram efetivamente entregues. Tal documento deve ser igualmente conferido e assinado pelo recebedor e pelo almoxarife. Opcionalmente o recebedor pode receber uma via da RM acompanahndo os itens que foram entregues.
Cabe ao almoxarife identificar corretamente os itens que constam no pedido de compra, localiza-los fisicamente dentro do almoxarifado, e inclui-los na RM com os códigos corretos, garantindo um perfeito acompanhamento do nivel do estoque.
Sendo assim, o fluxo de informações será o seguinte:
O usuário preenche um pedido de material manualmente com uma descrição dos itens que deseja.
O pedido de material é encaminhado ao almoxarifado.
O almoxarife recebe o pedido de compra e retira os itens do estoque.
O almoxarife preenche a RM registrando a saida fisica dos itens. A RM deve ser impressa e assinada, tanto pelo almoxarife, quanto pelo recebedor dos materiais.
O almoxarife verifica se os niveis de estoque continuam corretos após a saida..