O Pedido de Compras é feito por um responsável pelo setor de compras.
O Pedido de Compra AGRUPA várias Solicitações de Compra de diversas Unidades Administativas.
Na fase do Pedido de Compra, realiza-se a pesquisa de mercado, informando-se o preço de cada item.
O Pedido não faz menção a nenhum fornecedor ou marca especifica, apenas preços.
Os itens de um Pedido devem possuir a mesma natureza de classificacão. Isto é, dentro de um Pedido não pode haver produtos e serviços ao mesmo tempo.
A importação de uma Solicitação de Compra acontece na TOTALIDADE, isto é, quando uma Solicitação é importada para dentro de um Pedido, TODOS os seus itens são automaticamente incluidos no Pedido. Da mesma forma, se uma Solicitação for excluída de um Pedido, então TODOS os itens da solicitação serão removidos de uma só vez.
O Pedido deve ser impresso e encaminhado juntamente com a pesquisa de mercado para o gestor responsável, para que seja aprovado, e assim seja aberto um processo licitatório.
Após a aprovação pelo gestor, deve-se abrir um numero de processo no protocolo.
É possivel gerar uma planilha em Excel com os itens do Pedido, com a respectiva pesquisa de mercado. Voce poderá formatar a planilha à vontade antes de enviá-la para a CPL.
Exportando para o Excel
Uma outra utilidade da planilha da pesquisa de mercado, é que ela pode ser usada para solicitar cotações dos próprios fornecedores. Como assim?
Basta excluir todas as colunas “Fornecedor1, Fornecedor2…”, e deixar somente as seguintes colunas:
Item, Codigo, Descrição, Unidade, Quantidade, Preço Unitário, Total
Marque com a cor amarela a coluna que o fornecedor deve preencher.
Depois é só enviar a planilha para o fornecedor, e aguardar que ele devolva a planilha preenchida.
Finalmente, quando a planilha for recebida, clique no botão “Importar Cotação”.
Selecione a Planilha
Selecione para qual coluna a cotação será importada : Fornecedor1, Fornecedor2, etc.
Clique em Importar Cotação.
Configurando o Modelo de Pedido de Compra
Entre no SISCOMP
Selecione Outros→Configurações
Clique na aba Arquivos
Defina a localização do modelo do pedido de compras.
Se no momento da impressão o arquivo modelo não for encontrado, será aberta uma janela de localização.